Bem vindo(a)

O Dia da Água

Data

Sem água não há vida, trate sua água, preserve-a

Você sabia que hoje é comemorado o Dia Mundial da Água?

No dia 22 de março de 1992, o Dia Mundial da Água foi recomendado pela ONU durante a Conferência sobre o Meio Ambiente. A Eco 92

foto do solo ressecado e árvore sem folhas
Photo by Pixabay on Pexels.com

A data foi criada com o objetivo de alertar a população mundial sobre a importância da preservação dos recursos hídrica para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.

O uso racional e sua preservação são fundamentais para garantir qualidade de vida para a nossa geração e as futuras.

Pequenas atitudes de cada cidadão são fundamentais para a preservação desse recurso natural. Faça uso consciente da água e cobre para por políticas eficientes!

Declaração Universal dos Direitos da Água

A Declaração Universal dos Direitos da Água é um documento produzido e publicado nesta data no ano de 1992, data que se tornou o Dia Mundial da Água. Ela detalha diversas atitudes, informações e preceitos importantes para motivar uma visão responsável sobre os recursos hídricos no mundo por parte dos governantes e dos demais cidadãos.

A proposta é promover o consumo consciente de água e desenvolvimento sustentável em questões relacionadas e fundamentais para que as gerações futuras possam contar com o acesso a esse bem.

A Declaração Universal dos Direitos da Água reúne 10 artigos para serem refletidos e postos em prática a fim de criarmos soluções e resoluções que preservem esse bem tão valioso. Abaixo, listamos cada um deles:

  1. A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade e cada cidadão é plenamente responsável pela água nossa de cada dia.
  2. A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial da vida em todo ser vegetal, animal ou humano. Sem água não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano – o direito à vida, tal qual é estipulado no Artigo 3º da Declaração Universal dos Direitos do Homem.
  3. Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
  4. O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e dos seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente, para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade e cada cidadão é plenamente responsável pela água nossa de cada dia. A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial da vida em todo ser vegetal, animal ou humano.

Declaração Universal dos Direitos da Água
  1. A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é sobretudo um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
  2. A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: é preciso saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
  3. A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento, para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
  4. A utilização da água implica o respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo o homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
  5. A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
  6. O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Para Você

Receba ofertas e descontos especiais, cadastre-se