- BY wqgerencial
- POSTED IN Água, Tratamento da Água
- WITH 0 COMMENTS
- PERMALINK
- STANDARD POST TYPE
O que é Água Potável?
De acordo com a Portaria nº 518 do Ministério da Saúde, a água potável é a água própria para consumo humano, cujos parâmetros microbiológicos, físicos, químicos e radioativos atendam ao padrão de potabilidade e que não ofereçam riscos à saúde.
Podemos consumir a água de torneira? Ela é potável?
De acordo com a legislação, a água disponível nos pontos de consumo deve seguir esse padrão recomendado; ou seja, ela deve ser potável. No entanto, embora água que sai das unidades de tratamento seja potável e condizente com o padrão estabelecido, a água pode não chegar potável nos pontos de consumo. Sendo assim, ela pode não ser ideal para consumo.
Isso ocorre devido a uma série de problemas que podem ocorrer durante o trajeto da água entre a estação de tratamento e a sua casa, tais como:
- Envelhecimento de tubulações / existência de imperfeições como rachaduras, etc.;
- Grandes distâncias de percurso, com decaimento gradativo da concentração de cloro livre;
- Excesso de cloro em determinados locais;
- Caixas d’água destampadas / ausência de limpeza adequada de caixas d’água;
- Freqüentes reparos nas redes hidráulicas, gerando água turva e com coloração;
- Variações na qualidade de água de poços, etc.
Por que ter um filtro?
Devido a esses possíveis problemas, recomenda-se a utilização de um filtro de água para prevenir a ocorrência de variação de qualidade na água consumida. O objetivo do filtro é reter possíveis partículas (como areia, barro, ferrugem, poeira e outros sedimentos), retirar o excesso de cloro presentes na água e manter o controle microbiológico, fornecendo assim uma água leve, pura, cristalina e de qualidade.
Fonte: Portal 3M